Prontuário Eletrônico

 

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é definido como um sistema de prontuário médico padronizado e digital. O prontuário eletrônico é um meio virtual onde estão armazenadas diversas informações de saúde, clínicas e administrativas. Com este armazenamento digital chega-se a ter até 70% na diminuição do número de erros em prescrições e prontuários. É inegável as vantagens deste tipo de prontuário digital.

Dentre eles, podem ser destacados: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado com consequente melhoria do processo de tomada de decisão; contribuição efetividade e continuidade dos tratamentos realizados; redução de custos através da alocação mais efetiva de recursos.

O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta do cidadão, uma peça de integração no sistema de saúde que faz uma ligação entre diversos profissionais. Esta peça de inovação tecnológica traz mais segurança e qualidade no diagnóstico para os pacientes. Reunindo num único lugar todas as informações, em tempo real, do paciente e seu tratamento. É até reforçado pelo governo federal a implantação deste em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do país. Isto provém da portaria do Ministério da Saúde (2.400/2011), no entanto boa parte das UBSs ainda não implementaram este novo sistema.

O que é o Prontuário Eletrônico (PEP)

 

É um sistema eletrônico projetado especificamente para apoiar os usuários com um sistema de dados qualificados. Na prática isto significa um sistema capaz de captar dados de diversas fontes, que envolvem diversos profissionais da saúde, e os junta num único lugar. Facilitando o acesso dos próximos atendimentos a estes dados passados sobre tal paciente.

O Prontuário Eletrônico/link é um sistema de integração capaz de armazenar informações advindas de diferentes locais. Criando um histórico acessível sobre quais tratamentos e medicamentos este paciente utilizou. Há uma colaboração para uma organização horizontal, onde não existe um profissional que seja o centro, tendo em vista que todos trabalham e conjunto para a melhor saúde do paciente. Uma grande vantagem para o paciente que vira o cliente dos serviços de saúde, não o médico.

Por isto o PEP está a frente, pois com os prontuários físicos muito se perde neste transitar de informações entre departamentos e unidades de saúde. Há muito ruído que pode ser eliminado ao centralizar a fonte de informações num único lugar que ainda sim é acessível.

Vantagens do Prontuário Eletrônico

  • Redução de custos

O prontuário envolve o englobamento de diversas áreas da sáude. O que pode trazer uma economia em várias frentes. Um exemplo disso seria na hora de reduzir a prescrição de medicamentos que já foram passados para o paciente. Também temos uma grande economia na redundância de certos pedidos e na utilização de materiais físicos como: papel, impressões, itens de escritório e pastas.

  • Maior produtividade

Sem dúvida que há uma tremenda economia quanto a profissionais buscarem informações prévias dos pacientes. Pois todas elas estarão reunidas num único lugar.

  • Controle epidemiológico

Com a análise de dados de atendimentos e diagnósticos é possível criar uma estratégia com base num mapeamento das regiões atingidas por enfermidades. Identificando de onde vem os pacientes e ajudando a identificar previamente o início de uma epidemia.

  • Dados obrigatórios

Pode-se configurar o PEP para que seja obrigatório a adição de certos dados como: altura, peso, pressão arterial, ciclo de vida e outros. Assim diminui-se a negligência com a questão de coleta de dados sobre os pacientes.

 

 

Solução da Acone

A ACONE apresenta uma solução prática e moderno. Entre em contato para que possamos ver qual o melhor projeto para seu município. Trabalhamos com um sistema completamente modular, onde você só leva o que precisa.