Prontuário Eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é definido como um sistema de prontuário médico padronizado e digital. O prontuário eletrônico é um meio virtual onde estão armazenadas diversas informações de saúde, clínicas e administrativas. Com este armazenamento digital, chega-se a ter até 70% de redução no número de erros em prescrições e prontuários. É inegável as vantagens deste tipo de prontuário digital.

Dentre elas, podem ser destacadas: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado, com consequente melhoria no processo de tomada de decisão; contribuição para a efetividade e continuidade dos tratamentos realizados; e redução de custos através da alocação mais eficiente de recursos.

O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta do cidadão, uma peça de integração no sistema de saúde que conecta diversos profissionais. Esta inovação tecnológica traz mais segurança e qualidade no diagnóstico para os pacientes, reunindo num único lugar todas as informações, em tempo real, do paciente e seu tratamento. A implementação do PEP em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do país é reforçada pelo governo federal. Isto provém da portaria do Ministério da Saúde (2.400/2011). No entanto, boa parte das UBS ainda não implementou este novo sistema.

O que é o Prontuário Eletrônico (PEP)

 

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema eletrônico projetado especificamente para apoiar os usuários com dados qualificados. Na prática, isso significa um sistema capaz de captar dados de diversas fontes, que envolvem vários profissionais de saúde, e reuni-los em um único lugar, facilitando o acesso dos próximos atendimentos a esses dados passados sobre o paciente.

O Prontuário Eletrônico é um sistema de integração capaz de armazenar informações provenientes de diferentes locais, criando um histórico acessível sobre quais tratamentos e medicamentos o paciente utilizou. Há uma colaboração para uma organização horizontal, onde não existe um profissional central, já que todos trabalham em conjunto para a melhor saúde do paciente. Isso é uma grande vantagem para o paciente, que se torna o cliente dos serviços de saúde, e não do médico.

Por isso, o PEP está à frente, pois com os prontuários físicos muito se perde no trânsito de informações entre departamentos e unidades de saúde. Há muito ruído que pode ser eliminado ao centralizar a fonte de informações em um único lugar que, ainda assim, é acessível.

Vantagens do Prontuário Eletrônico

Redução de custos

O prontuário envolve a integração de diversas áreas da saúde, o que pode trazer economia em várias frentes. Um exemplo disso seria a redução na prescrição de medicamentos que já foram passados para o paciente. Também há uma grande economia na redundância de certos pedidos e na utilização de materiais físicos como papel, impressões, itens de escritório e pastas.

Maior produtividade

Sem dúvida, há uma tremenda economia quanto ao tempo gasto pelos profissionais para buscar informações prévias dos pacientes, pois todas elas estarão reunidas em um único lugar.

Controle epidemiológico

Com a análise de dados de atendimentos e diagnósticos, é possível criar estratégias com base no mapeamento das regiões atingidas por enfermidades. Isso ajuda a identificar de onde vêm os pacientes e a prever o início de uma epidemia.

Dados obrigatórios

Pode-se configurar o PEP para que seja obrigatória a adição de certos dados, como altura, peso, pressão arterial, ciclo de vida e outros. Assim, diminui-se a negligência na coleta de dados sobre os pacientes.

Solução da Acone

A ACONE apresenta uma solução prática e moderna. Entre em contato para que possamos encontrar o melhor projeto para seu município. Trabalhamos com um sistema completamente modular, onde você só adquire o que precisa.