O que é Gestão em Saúde Pública

A gestão em saúde pública busca gerenciar as necessidades de uma instituição de saúde pública garantindo que necessidades dos usuários sejam atendidas de modo satisfatório. Dessa forma, a gestão é responsável, de modo geral, por gerenciar os recursos, criar planos de ação e serviços viabilizados para uma determinada instituição respeitando sempre os planos orçamentários. Essa é uma área ampla, ao mesmo tempo que tem todas essas funções citadas acima, também visa a promoção de políticas que fiscalizem os planos de ação apresentados como metodologias criadas para realização das metas e objetivos.

O SUS e a Gestão em Saúde Pública

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o SUS (Sistema Único de Saúde) é considerado o maior sistema de saúde pública do mundo.  Criado no Brasil em meados da década de 90, o Sistema Único de Saúde está presente em todo o território nacional com o intuito de garantir a promoção da saúde de todos os cidadãos de forma universal. 

Uma vez que o SUS pertence a um país gigante como o Brasil, sua organização enquanto instituição tem que ser descentralizada em prol da organização de seu funcionamento. É neste ponto que a gestão em saúde pública se faz presente demonstrando sua importância. Cada estado, município e região entendem melhor suas necessidades, gargalos e oportunidades de investimento. 

 

Gestão em Saúde Pública na prática 

Pode-se ver como a gestão em saúde pública funciona de modo prático com os indicadores de desempenho. Assim, como outras instituições públicas possuem questionários, caixas de sugestões,  e-mails específicos para ouvir as opiniões de seu público alvo, uma gestão em saúde de qualquer hospital público também tem seus métodos para atender as necessidades do público. E não só as necessidades do público alvo, como também dos funcionários que trabalham numa instituição deste tipo, desde materiais como os EPI’s, como recursos e equipamentos necessários para o funcionamento da instituição.

A gestão em saúde pública, como foi dito acima, tem um perfil amplo voltado para diferentes frentes da saúde pública do país. Atuando por exemplo na área farmacêutica, controle e planejamento das verbas voltadas para saúde, maternidades, saúde indígena e até nos processos estatísticos de indicadores de saúde.

Outro ponto a ser destacado são as parcerias entre as empresas privadas e públicas, essas ligações se dão a partir de contratos. Um exemplo disso são os contratos com empresas que viabilizem a automatização do tempo de espera, agendamento de consultas, organização dos prontuários, segurança, limpeza e outros serviços que podem ser terceirizados.

A ACONE tem trabalhado em prol de uma melhoria dos sistemas de saúde pública, oferecendo a municípios uma chance de otimizar a utilização dos seus recursos, pessoal e tempo. As soluções propostas por esta empresa são moldadas a partir das necessidades do cliente. 

 

A tecnologia a favor da Gestão em Saúde Pública 

Podemos nortear o último e não menos importante tópico em duas vertentes que se relacionam em diferentes momentos para a mobilidade logística e automatização do tempo em gestão pública. Sendo elas os mecanismos tecnológicos de gestão e o agendamento de consultas. Na primeira podemos dividir em programas de computador que facilitem a organização dos dados, como por exemplo os prontuários eletrônicos e a organização dos leitos de UTI. É válido pontuar que esses mecanismos se relacionam e se completam, por isso a segunda vertente, o agendamento de consultas, depende de alguns programas de gestão de viabilizam melhor controle da criação de senhas, o agendamento de exames e a organização das filas de espera.

Os tão afamados aparatos tecnológicos ainda são considerado novidade na gestão em saúde pública do país, apesar disso já fazem grandes diferenças nos setores em que  se fazem presentes. Já é possível ver em algumas unidades básicas de saúde de algumas capitais, Aracaju por exemplo, o agendamento de consultas e organização de senhas de modo eletrônico. Nesses lugares foi possível ver a diminuição das filas de espera para atendimentos e exames. Entre 2012 e 2016 a ACONE ajudou o estado de Sergipe a implementar uma central estadual para a regulação de procedimentos AMB, APAC e AIH.

Para esta e outras soluções para a área de saúde a Acone está aqui. Entre em contato e procuraremos a melhor maneira de melhorar a gestão em saúde pública do seu município.