Central de Regulação

 

A central de regulação em saúde pública nada mais é que um sistema de regulamentação para o atendimento de modo eficiente da população no Sistema Único de Saúde – SUS. Esse sistema busca a dinamização e qualidade nos atendimentos de diferentes portes. Seja para a marcação de exames, seja para os atendimentos de urgência e emergência, a central de regulação atua no controle e garantia desses atendimentos. Evitando que aconteçam fraudes e negligências nas necessidades de cerca de 70% da população que dependem exclusivamente do SUS, segundo o Ministério da Saúde.

Foi no ano de 2001 que ACONE é fundada e colabora com a implantação da Central de Regulação do estado de Sergipe, sendo criado o cartão SUS virtual com o qual o cidadão poderia realizar seus procedimentos com um clique numa tela. A era das enormes filas das ruas Bahia e Geru acaba.

A Central de Regulação e a gestão em saúde pública

 

A gestão em saúde pública utiliza a central de regulação para nortear o trabalho, achar os pontos que precisam de um maior ajuste, organização e desenvolvimento. Levando em consideração a dimensão do SUS – Sistema Único de Saúde, num país de dimensões continentais, a gestão em Saúde pública tem a central de regulação como um grande farol para iluminar os pontos que precisam de ajustes. Um dos grande aliados aos gestores em saúde é com certeza é a central de regulação, vinculados ao uso da tecnologia podem fazer grandes avanços. É comprovado que as centrais de regulação do país que funcionam de modo informatizado possuem mais desempenho e organização com a utilização dos prontuários eletrônicos.

É neste ponto que a Acone é uma empresa diferenciada. Oferecemos uma solução que se adapta a sua necessidade. Não sendo necessário levar o pacote completo de nossas soluções. Seu município pode contratar apenas o que é necessário para melhorar a sua gestão em saúde. 

 

Protocolos de atendimento utilizados na Centra de Gestão

 

Quando falamos em central de regulação na prática da saúde pública podemos nos orientar a partir de um exemplo claro, o protocolo de Manchester que nada mais é que um protocolo de atendimento internacional. A central de regulação adotou este protocolo a fim de otimizar e organizar os atendimentos de urgência e emergência hospitalares. Organizado por cores (azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) em que o azul é a classificação para os casos não urgentes e o vermelho para os casos de emergência, o protocolo funciona como um grande filtro para o controle e organização dos atendimentos nos hospitais de acordo com a gravidade que os pacientes chegam.

A Central de Regulação e suas vertentes dentro do SUS

 

Como já foi dito anteriormente a central de regulação é responsável pela organização, otimização nos atendimentos hospitalares e afins. Pois bem, por ter amplitude dentro do Sistema Único de Saúde, a central de regulação também é responsável por outros dois pilares da saúde pública do país. A regulação de atenção à saúde e a regulação do acesso à assistência. O primeiro diz respeito a parte de contratação de funcionários, empresas e lugares para a viabilização do atendimento à população. Avaliação de desempenho dos serviços prestados, avaliação da gestão, levantamento dos índices epidemiológicos e afins. É responsável também por cadastrar os cidadãos no Cartão Nacional de Saúde – CNS. Já a regulação do acesso à assistência dizem respeito às relações entre as unidades de diferentes níveis de complexidade abrangendo o país, os estados e municípios seguindo os protocolos necessários para essas conexões.  Esses protocolos também são de responsabilidade da regulação do acesso à assistência, assim como o agendamento das consultas e procedimentos especializados. 

Para esta e outras soluções para a área de saúde a Acone está aqui. Entre em contato e procuraremos a melhor maneira de melhorar a gestão em saúde pública do seu município.